quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Sprites e Meteoros Capturados!!!


Desde novembro o tempo no observatório está totalmente nublado. São quase 3 meses sem observar uma única note estrelada. 

Contudo, no ultimo dia 23/01/2017 o tempo deu uma aliviada e foi possível realizar algumas capturas. As grandes atrações da noite foram os sprites e um grande meteoro. 

Apesar de o Céu sobre o OCA estar relativamente limpo, estavam ocorrendo fortes tempestade de raios próximas ao observatório. Assim foi possível registrar um bom número de Sprites: 



É interessante comparar com o mapa de raios registrados no dias 24/01/2017 por volta das 02:45h GMT. É possível observar que ao redor do OCA (próximo da divisa dos estados de  SP e MS) estavam ocorrendo inúmeras descargas elétricas.





Essa situação favorece esse tipo de captura, pois os sprites ocorrem bem acima das nuvens. Logo é importante que o observador esteja afastado do sprite e tenha um céu livre, visualizando assim o topo das nuvens distantes.

A imagem a seguir ilustra isso:




Os sprites são a classe mais conhecida de Eventos Luminosos Transientes (em inglês transient luminous event - TLE), que são fenômenos que ocorrem durante tempestades. Eles são raros e ainda pouco compreendidos. Eles são produzidos por campos elétricos quase-eletrostáticos gerados por relâmpagos que vão da nuvem para o solo.

O sprite forma-se acima das nuvens, e se estendem a partir de 45 km de altitude podendo chegar a 90 km. A duração do fenômeno é de aproximadamente 17 ms e a sua ocorrência é alguns ms após a ocorrência do relâmpago gerador (os raios típicos se formam na base), e têm carga positiva (os raios normais têm carga negativa). Partindo da nuvem, uma corrente positiva se dirige às cargas negativas que se acumulam no solo. Quando as encontra, o circuito se fecha e o raio aparece (Fonte: Wikipeadia).





O Sprite ainda pode ser classificado como Sprite Carrot e Jellyfish:






Finalmente, seguem as capturados realizadas nas estações de monitoramento do OCA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário