quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

M8 Nebulosa da Lagoa


A Nebulosa da Lagoa (Messier 8) é uma gigantesca nuvem interestelar na constelação de Sagitário. Ela possui Magnitude Visual de +6 e um tamanho aparente de 90x40 arcmininutos (para ter uma ideia o diâmetro da lua cheia é de 30 arcminutos). 

A M8 pode ser observada com binóculos e é um ótimo alvo para os astrofotógrafos.

Ela é classificada como uma nebulosa de emissão cujos gases ionizados, principalmente hidrogênio, emitem radiação principalmente no comprimento de onda na faixa da luz visível vermelha.

Já em um binóculos ela vai ter o aspecto acinzentado, pois nosso olho não distingue bem as cores em baixa luminosidade. Contudo, em uma câmera para astrofotografia ela vai ter um forte aspecto avermelhado. Apesar disso, é possível observar também algumas areas de nebulosa de reflexão ( pequenas regiões onde a cor é mais puxada para o azul).

É possível observar também uma serie de glóbulos de Bok (eu particularmente os acho interessantíssimos e acho que realçam a beleza das nebulosas).

Grandes complexos de nebulosas escuras são associados com nuvens moleculares gigantes enquanto que pequenas nebulosas escuras e isoladas são chamados de glóbulos de Bok. Basicamente, podemos dizer que os glóbulos de Bok são "pequenas" nuvens escuras e densas de poeira e gás que acabem ofuscando a luz visível de estrelas (ou outras estruturas) que estejam atrás delas.

Os glóbulos de Bok são comumente encontrados nas regiões HII e tipicamente possuem uma massa de cerca de 2 a 50 massas solares, contida num espaço de aproximadamente um ano luz de extensão.

A nebulosa da Lagoa é bem brilhante e com um ótimo tamanho. Mesmo em telescópios menores (127mm ou 150mm) é possível captura-la e obter um bom resultado fazendo longas exposições. Nas configurações atuais dos equipamento do OCA ela preencher quase todo o frame de captura da câmera. Bom, vamos ao resultado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário