sexta-feira, 10 de março de 2017

Nebulosa Cabeça de Cavalo

Desde novembro de 2016 o tempo tem estado muito nublado no interior de São Paulo. Mas em fevereiro de 2017 eu tive alguns dias de tempo limpo (ufaa!!!).

Em um desses dias eu decidi capturar a nebulosa cabeça de cavalo (B33) que esta a 1500 anos luz da terra. A captura na verdade registou vários outros itens. Vamos conhece-los!

O principal item da captura é a nebulosa de emissão IC 434. Ela preenche boa parte do quadro da imagem e faz parte da mesma nuvem estelar que também forma a famosa nebulosa de Orion (M42).

Na imagem capturada ela se parece com uma grande nuvem vermelha. Sendo que a nebulosa cabeça de cavalo, que é uma nebulosa escura, esta “na frente” da IC 434. Assim o que vemos na verdade é a silhueta que a nebulosa cabeça de cavalo gera na IC 434.

O próximo item é a estrela Alnitak ou Zeta Orionis (é a estrela mais luminosa na parte inferior esquerda da imagem). Ela é uma estrela da constelação de Orion e faz parte do Cinturão do Orion (também conhecido popularmente como “As Três Marias”). Ela é 28 vezes mais massiva que o sol e esta a 800 anos luz da terra.  Ela faz parte de um sistema estelar triplo.

Um pouco abaixo da Cabeça de Cavalo vemos a nebulosa de reflexão NGC 2023 (é a nebulosa mais azulada). No centro dessa nebulosa vemos uma estrela recém-nascida (HD 37903) de ilumina as nuvens de gás que deram origem a ela.  O vento estelar da estrela é tão forte que esta criando uma cavidade dentro da nebulosa, gerando assim uma espécie de casulo que é iluminado e reflete a luz da estrela.


Por fim, vemos a estela HD 38087 no canto inferior direito. Ela também aparece envolvida por uma nuvem de gás que reflete a sua luz.

Espero que gostem da imagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário